Alterar as prioridades dos processos rodados pelo Windows



Um processo é, de maneira simplificada, um programa ou aplicativo executado pelo seu Windows, esteja ele invisível ou não.
Quanto maior a prioridade de um processo, mais tempo de uso ele consumirá do seu processador e, consequentemente, mais rápido ele será executado. Quando todos os processos abertos estão definidos com prioridade “Normal”, o tempo de uso do processador será dividido igualmente entre todos. Já se um deles está com uma prioridade maior, ele usará mais o seu processador e o resto será dividido entre os outros processos.

Ou seja, se ao executar programas pesados como editores de imagens, suas prioridades estiverem como “Normal” ou “Baixa”, o seu rendimento será muito inferior ao esperado. Caso suas prioridades estejam definidas como “Acima do Normal”, “Alta” ou “Tempo Real” o desempenho de tais programas pode vir a ser até superior ao esperado. No entanto, definir as prioridades além de “Acima do Normal” provavelmente fará com que o seu computador trave, pois o processador poderá deixar de executar tarefas vitais para o sistema.

Em resumo, definir prioridades é como organizar uma fila indiana, sendo aqueles programas na testa da fila os que receberão a atenção do processador antes do que os outros de trás. Sendo que os de trás poderão nunca receber tal atenção, pois os da frente ficam sempre “furando” a fila, portanto, cuidado ao definir prioridades!

Por fim, vale ressaltar que sempre ao reiniciar seu computador as prioridades voltam ao normal, ou seja, você sempre será obrigado a alterá-las quando achar necessário que um programa receba mais “atenção” do que os outros.

Alterando prioridades

No Windows Vista e no XP o processo de alteração é quase o mesmo. Primeiramente, abra o Gerenciador de tarefas (aperta as teclas Ctrl + Shift + Esc, ou então, o famoso Ctrl + Alt + Del) e selecione a aba Processos.

Agora, ache o programa a ter sua prioridade alterada e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Mova o ponteiro do mouse até Definir Prioridade, espere as opções carregarem e defina qual a nova prioridade do processo escolhido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEIXAR O XP COM A CARA DO WINDOWS VISTA

Download Windows 7 pt-br (32bits e 64bits) + ativador